Blog do MX Cursos

20 aninhos do Java e o futuro da linguagem

20 aninhos do Java e o futuro da linguagem

Em 2016 o Java fez 20 aninhos e ainda se mantém com o mesmo corpinho no mercado mundial. Segundo o instituto TIOBE, utilizando a metodologia de buscas por referências na Internet.

20 aninhos do Java e o futuro da linguagemNesse período de duas décadas, o Java sempre esteve na primeira ou segunda posição, se levarmos em consideração que existem centenas de linguagens de programação no mundo, este é um feito e tanto, mostrando assim o poder dessa nossa tão amada linguagem orientada a objeto.

Como o Java conseguiu manter tanta popularidade por tanto tempo?

Posso citar algumas razões como: portabilidade, JVM, milhões de desenvolvedores envolvidos em comunidade, constante evolução como o Java 8 suportando funcionalidades de processadores multi-core sem precisar de muitos códigos complexos, sem falar na toda poderosa Orcale que não deixa o Java sem uma evolução relevante, etc. e que venha o Java 9. Não foi à toa que a Google optou pelo Java ao criar o Android.

Como o Java conseguiu manter tanta popularidade Com o Android como principal sistema operacional para dispositivos móveis no mundo, não tenha dívida que o Java permanecerá no seu trono por pelo menos mais 20 anos, então o programador que quiser aprender outra linguagem é claro que é ótimo e necessário, mas o Java tem que estar no seu cardápio.

Antônio, então você está me dizendo que não há problemas nessa “maravilha”?

“Palma, palma, palma, não priemos cânico!”. É claro que há problemas. Com tanta visibilidade é óbvio que os ataques, principalmente na parte de segurança, são inevitáveis, inclusive esse fator levou a Oracle a descontinuar o seu plug-in Java para utilização em navegadores web.

Como qualquer linguagem de programação ele também tem suas peculiaridades positivas e negativas, porém esta linguagem, que eu particularmente tanto gosto, continua firme e forte, evoluindo constantemente e continua sendo adotada como principal “idioma” por milhões de programadores em todo o mundo.

Leia também  Open Source, um conceito CopyLeft!

Aproveite para dar uma conferida nos meus treinamentos de Java disponíveis na Plataforma do MX Cursos, e até a próxima!

Antônio Marcos

Antônio Marcos

Formado em Ciência da Computação pela UNAMA (Universidade da Amazônia), trabalhou como desenvolvedor web, Administrador de Redes, e Suporte. Especialista em Java, já ministrou aulas em instituições de ensino referências em seus segmentos e agora desenvolve treinamentos online para os sites de cursos do Grupo iMasters.

92 Compart.
Compartilhar84
Twittar
+1
Compartilhar8