Blog do MX Cursos

10 motivos para você usar o Google Analytics

10 motivos para você usar o Google Analytics

Você sabia que ao usar o Google Analytics você está aproveitando oportunidades incríveis e valiosas para traçar estratégias de crescimento que funcionam de verdade?
É isto mesmo!

O Google Analytics tem um potencial fantástico para alavancar seu negócio; contudo, muitos empreendedores ainda estão mais preocupados com métricas como:

– Número de seguidores.
– Curtidas.
– Visualizações…

Estes dados são BÁSICOS e não dizem quase nada sobre seu negócio.

Então, chegou o momento de você conhecer os 10 motivos para usar o Google Analytics.
Continue com esta leitura e perceba como ele pode trazer excelentes benefícios para seu negócio.

Confira!

Antes de tudo, entenda melhor como funciona o Google Analytics:

Google AnalyticsO Google Analytics é uma ferramenta de estatística que serve para você rastrear como que está sendo a interação de determinado visitante com o seu site/blog. Tal interação é realizada por meio de um código JavaScript que coleta informações de sua página.

É importante você saber também que este código deve estar em TODAS as páginas de seu site/blog, caso contrário, elas não serão rastreadas pelo Google Analytics.
Algumas das informações a serem coletadas quando você estiver usando-o em sua página são:
– Tipo de dispositivo usado pelo usuário.
– Qual foi a fonte de tráfego que ele utilizou (Facebook, Google, campanhas de e-mail, e outros).
– URL da página que o usuário está acessando, etc.

Estes dados são extremamente importantes para que você consiga identificar e definir as melhores estratégias de crescimento para seu negócio; e quem não usa o Google Analytics e não acompanha dos relatórios por ele gerados, certamente está deixando “dinheiro na mesa”.

E não é isto que você deseja; não é verdade?

Bom. Dito isto; descubra agora os 10 motivos para você usar o Google Analytics:

1 – Criação de relatórios únicos

O Google Analytics permite que você crie relatórios únicos e personalizados utilizando exatamente os dados e informações que seu negócio precisa para tomar decisões mais assertivas.

2 – Definição de metas

Com estas metas estabelecidas no Google Analytics você descobre e entende como foi a jornada do seu visitante até completar a conversão que você optou como meta.

Leia também  5 motivos para você anunciar no Google Adwords

3 – Segmentações avançadas

Este é um dos motivos para usar o Google Analytics que mais chama a atenção dos empreendedores que tem visão de mercado, pois com segmentações avançadas você trata as informações de modo mais complexo, associando dados variados para compreender melhor seus negócios.

4 – Otimização para SEO

O próprio Google Analytics disponibiliza para você quais palavras-chaves geram mais visitas para seu site/blog; ou seja, você não precisa de ferramentas caras de SEO para descobrir estas informações.

5 – Realização de testes A/B

Atualmente você sabe qual versão de uma página de seu site/blog gera mais conversões?
Isto é possível você identificar através de realizações de testes A/B que o Google Analytics oferece a fim de testar a eficiência de cada uma de suas páginas.

6 – As vendas de e-commerce

Ao usar o Google Analytics torna-se mais fácil identificar valores dos pedidos, produtos vendidos, origem do último e primeiro clique do usuário.

7 – Identificação de tendências

É possível também que você identifique tendências, o que seu público-alvo busca e, assim, você investe melhor em atuais e novos produtos/serviços.

8 – Visualização de funil de vendas

Este é outro importante recurso que o Google Analytics oferece, vez que permite a você descobrir quando sua audiência está se retirando do processo de conversão em sua página.
Será na etapa de se inscrever na newsletter? Na do carrinho de compras?

9 – Análise de potenciais clientes

Informações básicas, porém relevantes sobre seus potenciais clientes, como localização geográfica, lealdade ao seu negócio, visitantes novos x antigos, visitas até a compra… são disponibilizadas no Google Analytics.

10 – O Google Analytics é gratuito!

Todas as informações e dados que o Google Analytics te oferece são gratuitas para você melhorar o desempenho do marketing de seu negócio.
Portanto, estes são os 10 motivos para você usar o Google Analytics. Muito do potencial de crescimento do seu site/blog está dentro dos relatórios gerados por esta incrível ferramenta.

Gostou? Aproveite para conhecer nosso treinamento completo de Google Analytics

Um forte abraço.
Sucesso!

Kamila Barbosa

Kamila Barbosa

Oi, eu Sou Kamila, responsável pela comunicação aqui no MX e com a missão de trazer todo conteúdo gratuito e de qualidade como posts, ebooks, aulas, vídeos entre outros materiais. Sinta-se à vontade em falar comigo quando quiser :)

8 Compart.
Compartilhar6
Twittar2
+1
Compartilhar