Blog do MX Cursos

10 motivos para você usar o Google Analytics

10 motivos para você usar o Google Analytics

Você sabia que ao usar o Google Analytics você está aproveitando oportunidades incríveis e valiosas para traçar estratégias de crescimento que funcionam de verdade?
É isto mesmo!

O Google Analytics tem um potencial fantástico para alavancar seu negócio; contudo, muitos empreendedores ainda estão mais preocupados com métricas como:

– Número de seguidores.
– Curtidas.
– Visualizações…

Estes dados são BÁSICOS e não dizem quase nada sobre seu negócio.

Então, chegou o momento de você conhecer os 10 motivos para usar o Google Analytics.
Continue com esta leitura e perceba como ele pode trazer excelentes benefícios para seu negócio.

Confira!

Antes de tudo, entenda melhor como funciona o Google Analytics:

Google AnalyticsO Google Analytics é uma ferramenta de estatística que serve para você rastrear como que está sendo a interação de determinado visitante com o seu site/blog. Tal interação é realizada por meio de um código JavaScript que coleta informações de sua página.

Nossos cursos indicados

É importante você saber também que este código deve estar em TODAS as páginas de seu site/blog, caso contrário, elas não serão rastreadas pelo Google Analytics.
Algumas das informações a serem coletadas quando você estiver usando-o em sua página são:
– Tipo de dispositivo usado pelo usuário.
– Qual foi a fonte de tráfego que ele utilizou (Facebook, Google, campanhas de e-mail, e outros).
– URL da página que o usuário está acessando, etc.

Estes dados são extremamente importantes para que você consiga identificar e definir as melhores estratégias de crescimento para seu negócio; e quem não usa o Google Analytics e não acompanha dos relatórios por ele gerados, certamente está deixando “dinheiro na mesa”.

E não é isto que você deseja; não é verdade?

Bom. Dito isto; descubra agora os 10 motivos para você usar o Google Analytics:

1 – Criação de relatórios únicos

O Google Analytics permite que você crie relatórios únicos e personalizados utilizando exatamente os dados e informações que seu negócio precisa para tomar decisões mais assertivas.

Leia também  Veja 8 dicas infalíveis que todo analista de mídias sociais deveria saber

2 – Definição de metas

Com estas metas estabelecidas no Google Analytics você descobre e entende como foi a jornada do seu visitante até completar a conversão que você optou como meta.

3 – Segmentações avançadas

Este é um dos motivos para usar o Google Analytics que mais chama a atenção dos empreendedores que tem visão de mercado, pois com segmentações avançadas você trata as informações de modo mais complexo, associando dados variados para compreender melhor seus negócios.

4 – Otimização para SEO

O próprio Google Analytics disponibiliza para você quais palavras-chaves geram mais visitas para seu site/blog; ou seja, você não precisa de ferramentas caras de SEO para descobrir estas informações.

5 – Realização de testes A/B

Atualmente você sabe qual versão de uma página de seu site/blog gera mais conversões?
Isto é possível você identificar através de realizações de testes A/B que o Google Analytics oferece a fim de testar a eficiência de cada uma de suas páginas.

6 – As vendas de e-commerce

Ao usar o Google Analytics torna-se mais fácil identificar valores dos pedidos, produtos vendidos, origem do último e primeiro clique do usuário.

7 – Identificação de tendências

É possível também que você identifique tendências, o que seu público-alvo busca e, assim, você investe melhor em atuais e novos produtos/serviços.

8 – Visualização de funil de vendas

Este é outro importante recurso que o Google Analytics oferece, vez que permite a você descobrir quando sua audiência está se retirando do processo de conversão em sua página.
Será na etapa de se inscrever na newsletter? Na do carrinho de compras?

9 – Análise de potenciais clientes

Informações básicas, porém relevantes sobre seus potenciais clientes, como localização geográfica, lealdade ao seu negócio, visitantes novos x antigos, visitas até a compra… são disponibilizadas no Google Analytics.

10 – O Google Analytics é gratuito!

Todas as informações e dados que o Google Analytics te oferece são gratuitas para você melhorar o desempenho do marketing de seu negócio.
Portanto, estes são os 10 motivos para você usar o Google Analytics. Muito do potencial de crescimento do seu site/blog está dentro dos relatórios gerados por esta incrível ferramenta.

Gostou? Aproveite para conhecer nosso treinamento completo de Google Analytics

Um forte abraço.
Sucesso!

QUER POTENCIALIZAR SUAS HABILIDADES EM SOFTWARES E SEGMENTOS DO PRESENTE E DO FUTURO?

CURSOS ONLINE