MX Cursos
java

10 Dicas de boas práticas de P. O. O na linguagem Java

5/5 - (1 vote)

Para ser um bom programador java ou qualquer outra linguagem devemos, além de estudar muito obviamente, nos preocupar com o layout do código e com sua legibilidade para facilitar uma posterior consulta.

É muito ruim você ter um código que funciona 100% para sua operação, mas que quando outro programador necessite de lê-lo, terá dificuldades para identificar uma simples declaração de variável, por exemplo, pois o código foi digitado sem nenhum padrão e está uma bagunça.

É interessante o programador não se preocupar somente em programar, mas também em escrever códigos claros e com boa legibilidade.

Para evitar isso, boas práticas de programação são bem vindas.

Listo isso neste artigo. Continue lendo!

10 dicas sobre boas práticas em Java

1. Anteceda cada campo e cada declaração de métodos com um modificador de acesso. Detalhe: como regra geral, as variáveis de instância são declaradas com o modificador de acesso private e os métodos como public.

Java

2. Crie um método construtor para garantir que as variáveis de instância de sua classe sejam inicializadas corretamente com valores quando cada novo objeto de sua classe for criado.

Método construtor

3 – Sempre utilizar as chaves { } em uma instrução IF else, For, etc. Isso ajuda a evitar alguma omissão acidental. Uma boa tática para não esquecer de nenhuma chave é digitá-las primeiro e logo em seguida o código correspondente dentro.

Sempre utilizar as chaves { }

4 – Erro comum: utilizar uma variável local antes dela ser inicializada, isso resulta em erro de compilação.Todas as variáveis locais devem ser inicializadas antes de seus valores serem utilizados por expressões.

Fig 4

5 – Utilize Indentação para organizar o seu código. Indentação nada mais é do que a formatação do seu código para que ele fique bem legível a um programador. Por exemplo manter a direção das chaves { } quando você abre e fecha.

Utilize Indentação para organizar o seu código

6 – Cuidado com comentários no código. Tente não colocar comentários muito extensos, pois polui o código visualmente. Evite comentários óbvios.

Cuidado com comentários no código

7 – Criar nomes curtos para variáveis locais.

Criar nomes curtos para variáveis locais.

8 – Forneça sempre uma instrução default em um Switch e na última posição, depois do último case.

Forneça sempre uma instrução default em um Switch

9 – Faça seu código Java sempre pensando na sua reutilização com classes especializadas, variáveis com nomes intuitivos, etc.

Aprenda Java

10 – É melhor criar vários métodos que façam pequenas tarefas do que um método grande que faça todas essas tarefas.

Crie vários métodos que façam pequenas tarefas

Um abraço e até a próxima!

java_

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar