MX Cursos
Criatividade 1

Criatividade – 6 técnicas de ouro para aumentar a sua

Rate this post

Uma das principais ferramentas de um designer é a criatividade, e só quem trabalha desenvolvendo ideias e produtos novos todo santo dia sabe o quanto esse processo pode demandar energia e esforço.

Por isso, é muito importante conhecer algumas estratégias e atitudes infalíveis para aumentar a sua criatividade e tornar o seu trabalho cada vez melhor e mais diferenciado. Aprenda aqui algumas dicas espertas que vão revolucionar os seus processos criativos!

Buscar referências além do trabalho

Sim! A primeira dica para desenvolver melhor a sua criatividade é parar de trabalhar um pouco. Reserve um espaço do seu dia para ver o que outras pessoas fizeram com a criatividade delas: assista a bons filmes, leia livros interessantes, escute uma música emocionante.

Não tem regra e vale de tudo — o importante é estar aberto às novidades e com os sentidos aguçados para perceber o que cada manifestação cultural tem de inspirador. Você vai se impressionar como esse pequeno gesto pode mudar o seu dia a dia no trabalho!

Enxergar inspiração em tudo

Criatividade
Todo mundo sabe que os sites de referências e de inspiração dão aquela ajuda necessária na hora de idealizar e começar a criar um projeto. São imagens interessantes e que podem sim nos mostrar bons caminhos para o nosso próprio trabalho. Mas não podemos nos esquecer nunca: eles não são o único canal de inspiração. Pelo contrário, eles são apenas um lugar de uma infinidade de opções.

É preciso aprender a encontrar inspiração nos lugares menos óbvios: em um passeio no parque (ou até em uma viagem de ônibus), em um dia chuvoso, em uma comida exótica. É preciso liberar a mente do que estamos acostumados, para que ela nos leve a novos caminhos.

Já parou para pensar quantas horas por dia você passa no computador e no celular, mesmo quando não está trabalhando? Isso pode estar minando a sua criatividade.

Seguir seus impulsos

Você já reparou como as crianças são criativas, sempre cheias de novas ideias e soluções inusitadas? Grande parte disso vem de uma característica importante e que é uma das maiores diferenças entre crianças e adultos: a necessidade de frear os impulsos.

À medida que vamos amadurecendo, vamos sendo moldados pela sociedade a pensar duas vezes antes de fazer qualquer coisa, a pré-julgar nosso comportamento e a matar boas ideias antes mesmo de elas nascerem.

Fazemos isso porque nos preocupamos com o que os outros vão pensar da gente. E quem sai perdendo somos nós! As crianças não têm filtros e agem de acordo com o que a mente manda — por isso, aprender a seguir os impulsos é um ótimo jeito de aumentar a criatividade.

Quebrar as regras

Em nome da criatividade, vale até quebrar algumas regras. Muito importante: isso não significa que você pode desrespeitar as leis, hein? Estamos falando de regras que impomos a nós mesmos, como acordar, almoçar e dormir sempre no mesmo horário, ou nunca gastar dinheiro com um presente pra nós mesmos.

São pequenas atitudes que, às vezes, merecem ser questionadas para que possamos ver as coisas por um novo ângulo, renovando o nosso repertório e alimentando boas ideias. Aqui, vale lembrar: experimente o diferente, quebre a rotina, ouse. Sempre!

Escolher um hobby

Todo profissional precisa dos seus momentos de tranquilidade, de relaxamento, de lazer. É quando a mente começa a se desligar das obrigações e preocupações e passa a navegar por novos espaços, fazendo conexões inusitadas e sempre trazendo boas ideias.

Já reparou como muitas das melhores inspirações que tivemos para um trabalho foram longe da nossa mesa? Um hobby, ou seja, algo que você adore e faça com prazer, é um convite a novos passeios da mente e vai fazer toda a diferença no seu trabalho.

Anotar tudo o que vier à mente

Depois de adotar todas as dicas, pode ter certeza que sua criatividade vai andar a mil e as boas ideias vão aparecer a todo momento. Por isso, aqui vai o conselho mais importante: tenha sempre à mão um caderninho (ou celular com aplicativo de notas) para escrever tudo que lhe vier à cabeça: planos, pensamentos soltos, rabiscos. Pode ter certeza que, um dia ou outro, isso tudo vai ser muito útil!

Pronto! Agora, ficou muito fácil aumentar a sua criatividade e ter um dia a dia mais produtivo, leve e dinâmico. E você? Como cuida da sua criatividade? Conta pra gente nos comentários.

Clube de Cursos Clube de Cursos

Conheça nosso Clube de Cursos e potencialize suas habilidades em Produção e Edição de Vídeos, Design, Marketing Digital, Programaço, WordPress, 3D e Modelagem, Motion Graphics e muito mais!

CONHEÇA O CLUBE
Compartilhar
Twittar
Compartilhar